FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando os princípios e valores de uma escola progressista e construtivista, onde decisivamente a essência do processo de formação e aprendizagem se dá pela valorização da experiência vivida do educando e adequação às necessidades individuais ao meio social, permitindo a construção do conhecimento por meio de experimentação, pesquisa e atividades lúdicas.
Neste sentido, a escola compreende o ato de educar em sua dimensão, direcionando sua prática pedagógica no processo ideal na construção de saberes de homens e mulheres que mais do que formados e informados possam sentir-se capacitados de serem eles próprios protagonistas do bem estar pessoal como profissional, e competentes para aquilo que foram chamados a desempenhar tanto na dimensão pessoal quanto na profissional e dessa forma contribuírem para o pleno desenvolvimento da sociedade naquilo que são chamados.
Segundo Paulo Freire,
“… ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”…
Pedagogia da autonomia
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Nossos princípios pedagógicos organizam-se em torno dos quatro pilares da educação que, ao longo de toda vida, servirão para cada aluno e aluna como caminhos a direcionarem seus conhecimentos e consequentemente suas vidas. O aprender a conhecer, isto é: dar subsídios para que as crianças adquiram instrumentos de compreensão. Aprender a fazer, para que possam adquirir conhecimentos e aprendam a agir com autonomia sobre o meio envolvente. O aprender a viver junto, tem o intuito de fazer com que a criança posicione-se positivamente a participar e a cooperar com os outros em todo o contexto social. Aprender a ser, viabiliza contribuir para o desenvolvimento total do aluno, a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecem tanto quanto possíveis donos do seu próprio destino.